O Documento apresenta algumas notas a partir de experiências brasileiras que ocorreram no período de 1963 a 1964 e prematuramente interrompido após os acontecimentos de abril de 1964. O documento é uma tradução em português. Trata-se de vários artigos que retratam a realidade do trabalhador analfabeto do meio rural.
O Documento apresenta algumas notas a partir de experiências brasileiras que ocorreram no período de 1963 a 1964 e prematuramente interrompido após os acontecimentos de abril de 1964. Nos oito primeiros capítulos o documento é datilografado em francês. Trata-se de vários artigos que retratam a realidade do trabalhador analfabeto do meio rural.
O documento apresenta um relato de experiência do Sistema Paulo Freire em Brasília, feito para a Campanha de Mobilização dos Estudantes Secundários para Erradicação do Analfabetismo.
O documento trata dos dados estatísticos da UNESCO sobre o Brasil, quanto ao índice de analfabetismo e do subdesenvolvimento do país na década de 60. Ao final discorre também sobre o papel das Escolas Radiofônicas, no sentido de elevar a educação brasileira.
O documento apresenta uma síntese do primeiro ano de trabalho do MEB, com a previsão de verbas orçamentárias federais para o exercício de 1961, informações sobre as verbas do serviço do ministério da educação agricultura e saúde.
O documento apresenta dados sobre o analfabetismo no Brasil, traz algumas críticas referentes a educação. A “maneira” da Cultura Popular reúne alguns determinantes como: o espírito que a inspira; o conteúdo à transmitir e os métodos à empregar.