- BR CMV-GO MEB-RT-IE-OMS-011
- Item
- 1965
Bibliográfico
Taxonomia
Código
Nota(s) de âmbito
Nota(s) da fonte
Mostrar nota(s)
Termos hierárquicos
Bibliográfico
Termos equivalentes
Bibliográfico
Termos associados
Bibliográfico
10 descrição arquivística resultados para Bibliográfico
10 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
O documento apresenta o regulamento geral do decreto Nº 55.890 de 31 de Março de 1965.
De Marx a Mao Tse Tung – Introdução Critica ao Marxismo-Leninismo.
- BR CMV-GO MEB-RT-IE-OMS-010
- Item
- 1962
É uma analise sociológica sobre o sistema capitalista.
Jornal 4º Poder: Estatuto do Trabalhador Rural.
- BR CMV-GO MEB-RT-IE-OMS-005
- Item
- 1963-09-22
Estatuto do trabalhador rural n. 4214 de 02 de março de 1963, com retificações de 22 de março de 1963.
Educação popular e conscientização.
- BR CMV-GO MEB-EPD-D60-GO-083
- Item
- 2000
O autor buscou fazer no livro, um pensamento a partir de Paulo Freire, pensando o trabalho político da prática pedagógica, a partir de pensamentos e discussões em cima de problemas teóricos e práticos que encontrados junto aos círculos de educandos, entre eles, favelados de Lima, Índios e mestiços do altiplano equatoriano, operários de petróleo na periferia de Caracas, moradores proletários das cercanias de Buenos Aires, camponeses expropriados de Goiás.
- BR CMV-GO MEB-EPD-D60-GO-078
- Item
- 1999
É um estudo “sobre a questão dos assentamentos rurais de Goiás nos anos 80. O tema é abordado de forma crítica e engajada, apoiado por uma ampla pesquisa bibliográfica e por depoimentos dos próprios assentados. O trabalho analisa ocupações de terra do Mosquito, Rancho Grande e São João da Lavrinha, no município de Goiás; Retiro e Velha, no município de Itapirapuã; e Rio Paraíso, no município de Jataí. (considerações de Barsanufo Gomides Borges).
Igreja e camponeses: teologia da libertação e movimentos sociais no campo Brasil e Peru, 1964-1986.
- BR CMV-GO MEB-EPD-D60-GO-072
- Item
- 1996
A autora busca desvendar os movimentos sociais no campo, dando ênfase aos mediados pela Teologia da Libertação, analisando a relação entre religiosidade e política, enfatizando os difíceis trajetos da luta pela terra no Brasil e Peru, os conflitos entre o latifúndio, a guerrilha, a ação libertária das pastorais da terra e o domínio narcotráfico no controle da Amazônia.
A Igreja e a questão agrária no Centro-Oeste do Brasil, 1950-1968.
- BR CMV-GO MEB-EPD-D60-GO-071
- Item
- 1996
O autor aborda no livro o contexto amplo e complexo que vai de 1950 até meados da década de 1960, tratando dos problemas das relações entre a Igreja e a questão agrária no Brasil, do projeto da reforma agrária que a CNBB e a Arquidiocese tentaram realizar com auxilio do Governo Federal. O autor busca fazer uma confrontação da Igreja Católica frente a questão agrária, abordando três ângulos fundamentais: O conceito de reforma agrária apresentado pela Igreja; as ações políticas e sociais da Igreja; e a experiência de reforma agrária na fazenda Conceição.
- BR CMV-GO MEB-EPD-D60-GO-035
- Item
- 1979
A obra é composta por documentações como “jornais, revistas, relatórios oficiais ou de origem particular [...] em sucessivas oportunidades, foi gravando impressões, críticas, sugestões, apelos. [...] parte substancial deste livro, Miguel Arraes acrescentou um texto intitulado: Atualidade sócio-política e uma Carta de Argel/ Paris, datada de 27 de julho deste ano [1979].
- BR CMV-GO MEB-EPD-D60-GO-017
- Item
- 1972
O livro é uma continuação de outra obra intitulada: “Educação e Reflexão”. No primeiro capítulo é feita uma discussão sobre a visão planetária do mundo, o tema seguinte discute como é possível articular o novo com o velho, o terceiro capítulo faz uma distinção entre o mítico e o real mostrando como ao invés de aproveitar a possibilidade de renovação que apresenta a juventude na sociedade atual, difunde se ao contrário, uma imagem pessimista, que nada resolve e que impede as medidas pedagógicas certas. No quinto capítulo é feita uma tentativa de definir as relações entre a valoração, os valores e a educação, entre outros.
- BR CMV-GO MEB-EPD-D60-GO-004
- Item
- 1962
Trata-se de um depoimento escrito para atender a solicitação da Editora Civilização Brasileira, tratando das questões das ligas Camponesas, chamando atenção para a reforma agrária no Brasil, em vistas a atender as necessidades do campesinato, contudo, para o autor isso somente será possível se houver uma revolução social.