A pesquisa sobre a evolução biológica no Brasil: um estado do conhecimento.
- BR CMV-GO EPT-DCO-288
- Item
- 2014-10
Este artigo, de natureza qualitativa, do tipo descritivo-explicativa, objetivou responder ao seguinte problema: de que forma o tema Evolução Biológica é abordado nas teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses da Capes, bem como em artigos publicados em revistas brasileiras de Educação em Ciências? Identificaram-se 28 trabalhos, cujos resumos apresentaram informações insuficientes, considerando os parâmetros adotados para a análise. A quantidade de publicações aumentou a partir do ano de 2010, no entanto, observou-se o predomínio da visão reducionista dos conceitos científicos, abordagem fragmentada da Biologia, distorções conceituais, teleologia e antropocentrismo. Consideramos esses resultados preocupantes, sendo necessário o incentivo à elaboração de outros estudos que visem à melhoria e potencialização dos processos de ensino e aprendizagem deste conteúdo fundador da Biologia.