- BR CMV-GO EPT-DNNE-167
- Item
- 2014-10
Classe Multisseriada
Taxonomia
Código
Nota(s) de âmbito
Nota(s) de fonte(s)
Nota(s) de exibição
Termos hierárquicos
Classe Multisseriada
Termos equivalentes
Classe Multisseriada
Termos associados
Classe Multisseriada
7 archival descriptions resultados para Classe Multisseriada
7 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
Estas análises são resultados concluídos da pesquisa desenvolvida sobre a política de formação continuada do Programa Escola Ativa, em que se consideraram os impactos das referida política no trabalho docente no contexto das escolas multisseriadas no município de Concórdia do Pará na Amazônia Paraense.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-140
- Item
- 2014-10
No contexto das escolas do campo destacam-se as classes “multisseriadas”, caracterizadas pela oferta simultânea de várias “séries” ou “ano escolar” em uma mesma turma, sob a regência de um único professor. Em 2013 existiam no Brasil 88.261 classes com esta configuração.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-116
- Item
- 2014-10
Importante se faz, ao iniciar esse texto, o reconhecimento da relevância da leitura na formação integral dos indivíduos.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-099
- Item
- 2014-10
O texto aqui apresentado é um recorte de uma pesquisa de doutoramento em Ciências da Educação em curso. Tem como tema a gestão do trabalho pedagógico dos professores do campo e autonomia docente frente às políticas educacionais de regulação.
Educação no campo: entre dificuldades e estratégias no ensino mutisseriado.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-030
- Item
- 2014-10
Na educação do campo muitos são os desafios encontrados, entre eles estão as classes multisseriadas, em que professores trabalham com diversidade de alunos, séries e faixas etárias, e, na maioria das vezes sem experiência ou mesmo sem conhecimento sobre a educação do campo e as multisseries. Essa realidade exige uma postura profissional que valorize, principalmente, o conhecimento prévio de cada aluno. Esta pesquisa apresenta parcialmente alguns aspectos da realidade das classes multisseriadas do campo no município de Imperatriz,num contexto de dificuldades e estratégias adotadas pelas professoras na realização de suas práticas docentes.
O cotidiano na escola e a escola no cotidiano ribeirinho/pantaneiro.
- BR CMV-GO EPT-DCO-249
- Item
- 2014-10
Cotidiano de crianças ribeirinhas/pantaneiras, eis o espaçotempo narrado neste texto. Busca-se aproximar forças da narrativa (Benjamin, 1996) e do cotidiano (Certeau, 1994,1996) como maneira de pensar a educação num contexto escolar próprio e o currículo pensado/praticado pelos sujeitos que compõem seus saberes/fazeres cotidianamente. Foram utilizados como instrumentos de registros da pesquisa, o diário de campo, rodas de conversas com crianças e professores, numa turma multisseriada de 1º, 2º e 3º anos. Problematiza-se nesse estudo: Que sentido de escola as crianças no/do campo vivenciam? Como a organização escolar/curricular acolhe as crianças? Esta pesquisa traz encontros com singularidades de infâncias e multiplicidades de sentidos que dinamizam os espaços coletivos dentro e fora da escola.