Neste artigo analisamos a constituição da educação do campo em dois assentamentos rurais no estado de Mato Grosso, a partir de um projeto de pesquisa/extensão, de metodologia participativa, que visou identificar concepções, desafios e perspectivas em relação à educação do campo e explicitar as interconexões entre projeto educativo e projeto de desenvolvimento social do campo. As análises sustentam-se em Caldart (2008), Molina e Sá (2011), Arroyo (2007), Marx (2001). Os resultados apontam a existência de um movimento inicial de constituição de uma concepção de educação do campo que extrapola a escola e se caracteriza pela especificidade local, diversidade de saberes e relação entre trabalho e educação. Cabe fortalecer este movimento rumo a um projeto coletivo consistente, que vislumbre a transformação da educação e a emancipação dos trabalhadores do campo.
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas opções teórico-metodológicas assumidas a partir de referenciais que tem subsidiado pesquisas em didática desenvolvimental.
A pesquisa buscou responder à questão “como estruturar o ensino de função combinando a teoria do ensino problêmico de Majmutov e a teoria do ensino desenvolvimental de Davydov”?
Eixo 7. O presente artigo presenta os resultados parciais de uma pesquisa que ainda se encontra em andamento, é a continuação desse trabalho de Iniciação Científica. Trata-se de uma pesquisa de mestrado, a qual se encontra vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei.
O livro “analisa as transformações da sociedade goiana no contexto da expansão capitalista no Brasil, após 1930.[...] trata dos vários aspectos da economia goiana, como o desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação, a expansão da fronteira agrícola do estado, a produção agropecuária, bem como a estrutura agrária e as relações sociais de produção no campo.[...] um referencial teórico consistente e em sua pesquisa documental, que levanta uma série de dados sobre a inserção da economia goiana no mercado nacional.(colaboração de Élio Garcia Duarte).
“Este livro comunica os resultados do Seminário História das relações cidade-campo: fronteiras promovido pelo Mestrado em História das Sociedades Agrárias e pela Fundação Pedro Ludovico, no primeiro semestre de 1999. Artigos sobre cidades de fronteira[...] foram reunidos artigos sobre política, economia, história e conceito de fronteira agrícola”. ( organizador)
A obra sintetiza algumas das dissertações produzidas pelo mestrado em história da UFG. “O tempo da formação dos Arraiais, das vilas, das cidades, principalmente das cidades, é o tema deste livro” Organizador Nasr Fayad Chaul.
A obra é composta por 8 artigos e 4 resenhas que trabalham com a formação da Sociedade Brasileira, Sociedade Escravista, as lutas Camponesas no RS e a Cafeicultura em Minas Gerais.
Em sua 3ª edição, aborda Goiânia “sob o ponto de vista das esperanças e sentimentos de sua camada popular, trata [...] sobre gente pobre, operários, prostitutas, estudantes, donas de casa, soldados de baixíssima patente, esses são os protagonistas deste primeiro romance de Goiânia”. Citado pelo Editor.
A obra em sua 6ª ed. apresenta do ponto de vista didático, uma visão global do processo histórico em Goiás. Trabalha com os períodos que envolveram a mineração, expansão e povoamento agropastoril. (palavras do editor).