Este artigo tem como objetivo discutir a escola organizada por ciclo de formação humana instituída em Mato Grosso e sua relação com as fases de vida A’uwẽ Marãwatsédé, partindo do pressuposto que todo o processo educativo A’uwẽ está fundamentado nos clãs, na faixa etária e no gênero.
Este artigo resulta do recorte teórico concernente a uma pesquisa de doutoramento em curso na qual o principal objetivo é investigar como se constituem e se transmitem os saberes socioculturais na obra A Caverna (2000), de José Saramago. A partir da realidade literária retratada, almeja-se fortalecer e delinear a construção do objeto da pesquisa em processo, donde os aportes teóricos fundamentam-se à luz da perspectiva sociológica da cultura apregoada por Pierre Bourdieu. Uma sociologia reflexiva da literatura é questionadora das relações travadas no universo de produção da obra e pressupõe uma sócioanálise de seus aspectos ideológicos e histórico-culturais. Enfoca-se o estudo dos saberes socioculturais intrínsecos à arte e à formação humana; ambas entrelaçadas às estruturas sociais, aos campos de produção cultural e às sensibilidades individuais e coletivas.