O artigo aqui em questão objetiva verificar o acesso e permanência dos alunos com deficiência em sala comum e sala de recursos multifuncional via atendimento educacional especializado (AEE) nas escolas das comunidades ribeirinhas de Belém/Pa. A pesquisa tem por locus escolas vinculadas ao sistema municipal de ensino em quatro ilhas de Belém/PA.
O texto trata de um ensaio teórico que tem como preocupação a situação de fracasso escolar, representado pela evasão dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade educação de jovens e adultos‐PROEJA.
O Trabalho selecionado busca entender Quem são os estudantes evadidos da EJA e quais as causas de sua evasão nas escolas localizadas no Território Campesino do município de Caruaru? Para elaborarmos a nossa busca sobre os motivos do esvaziamento de turmas desta modalidade de ensino, partimos da leitura da LDB 9394/96.
Este artigo busca mostrar aspectos da educação à distância no cenário educacional. A educação a distância na última década passou por um crescimento muito acentuado, principalmente em relação ao número de cursos ofertados, vagas nas IES e números de alunos matriculados. A Educação a distância não é uma modalidade de ensino recente, muitos investimentos estão sendo realizados nas diversas instituições de ensino, assim foi necessário criar normas e exigências que as mesmas devem cumprir para estabelecer um mínimo de qualidade em seu ensino. No Brasil, uma das primeiras regulamentações que surgiram foi na LDB que não abrangia toda a extensão necessária à essa modalidade. Com a expansão de matrículas nos cursos de EAD, podemos identificar um alto índice de evasão que ocorre nessa modalidade, principalmente nos cursos de Engenharia.
A presente pesquisa aborda a temática da evasão escolar, percorrendo o contexto das políticas públicas educacionais. Buscando-se identificar as principais causas que levam os estudantes dos cursos de nível médio técnico integrado (IFMS Câmpus Ponta Porã) a abandonarem o curso (com matrícula em 2011 e 2012).