Exame Nacional do Ensino Médio

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Exame Nacional do Ensino Médio

Termos equivalentes

Exame Nacional do Ensino Médio

Termos associados

Exame Nacional do Ensino Médio

3 archival descriptions resultados para Exame Nacional do Ensino Médio

3 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Exame nacional do ensino médio (ENEM) e escolarização de estudantes surdos: primeiras aproximações.

O objetivo do presente trabalho é refletir a escolarização e acesso de estudantes surdos ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). É uma pesquisa descritivo-analítica com base documental realizada pela análise dos microdados do Enem e do Censo da Educação Superior (2011 a 2013) referentes aos estudantes surdos.

Seleção para ingresso na educação superior: adesão ao ENEM e SISU.

O artigo tem por objetivo refletir sobre a trajetória dos novos mecanismos de seleção da educação superior pública, o Enem e o SiSU destacando os principais atos que o normatizaram bem como os debates e conflitos que o permeiam. Na realização da pesquisa utilizamos o estudo bibliográfico e documental, além de recortes midiáticos (revistas, jornais, sites).

O ranking das escolas e o mercado escolar: considerações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.

este trabalho é um desdobramento de uma pesquisa em desenvolvimento. O texto busca compreender de que forma o Enem se estruturou ao longo dos anos até se transformar em um exame, que unifica a seleção dos estudantes para o ingresso no Ensino Superior, bem como as relações que os rankings estabeleceram com o mercado escolar. Compreendemos que o ranking das escolas possivelmente é influenciado por comportamentos oportunísticos, tanto da mídia como do MEC. Por outro lado, os rankings podem prover informações relevantes para diversos públicos, que têm diferentes interesses no uso dos dados. É notório que qualquer tipo de ranking em educação apresenta problemas e é passível de críticas, mas os dados precisam ser lidos para a compreensão do investimento público realizado em sua construção, bem como as estratégias do capital no campo educacional.