Zona de identificação
tipo de entidade
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
Datas de existência
Histórico
A história da Faculdade de Direito tem suas raízes ainda no século XIX. Como uma das primeiras a serem implantadas no país, foi precedida apenas pelas Faculdades de Recife, São Paulo, Salvador Rio de Janeiro e Ouro Preto.
O curso jurídico em Goiás foi instituído pela lei n° 186, de 13 de agosto de 1898, cujo artigo 32 criou a Academia de Direito de Goiás. Essa academia, instalada em 24 de fevereiro de 1903, sobreviveu até 1909, quando o governo estadual a fechou provisoriamente. Em 10 de junho de 1915, foi criada a Faculdade livre de Ciências Jurídicas e Sociais. Sem resistir à acirrada luta travada entre a direção e o seu corpo docente, em 1920 teve que fechar suas portas.
A Faculdade de Direito do Estado de Goiás, foi reaberta no dia 19 do mesmo mês, passando, desde então, a lutar pela sua equiparação às demais Faculdades de Direito do País. Esta, por sua vez, foi concedida pelo Presidente da República, por meio do Decreto n° 809, de 11 de maio de 1936, passando então, os cursos aqui realizados a terem validade em todo o território nacional. Em março de 1937, foi transferida para Goiânia, localizando-se na rua 20, Centro.
A Faculdade de Direito foi federalizada pela lei n° 604, de 1° de janeiro de 1959, integrando-se no Sistema Federal de Ensino Superior pela lei n° 1254, de 04 de dezembro de 1960, e incorporada à Universidade Federal de Goiás, pela lei n° 3834-C, de 14 de dezembro de 1960. Reestruturada pelo Decreto n° 63.817, de 18 de dezembro de 1968, a Universidade Federal de Goiás, com sede em Goiânia-Go, é uma instituição pública federal de ensino superior.
Em agosto de 1969, a Faculdade de Direito foi deslocada da rua 20 para a Praça Universitária, Setor Universitário, onde ainda permanece.
Desde a sua origem, sempre teve projeções marcantes no ensino jurídico em Goiás, onde atende uma comunidade de cerca de 950 alunos, distribuídos entre os cursos de graduação e pós-graduação.
Desde junho de 1969, a Faculdade de Direito funciona em sua sede localizada no Campus I da UFG, na Praça Universitária SINo - Setor Universitário - Goiânia - Goiás, tendo uma área edificada de 4.467,94 m2, em três pavimentos, onde funcionam: a parte administrativa, acadêmica e de pós-graduação além de um auditório com capacidade para 410 lugares e um Salão Nobre com capacidade de 220 lugares.
Conta com equipamentos de informática, multimídia, para apoio didático e administrativo.
Além do curso de Graduação, possui os cursos de Especialização em Criminologia, Direito Agrário, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito e Processo do Trabalho, Direito Penal, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal e Direito Internacional. Possui, ainda, um Programa de Mestrado em Direito, que por motivos operacionais está passando por uma reestruturação total.
No segundo semestre de 2006 a sede do Programa de Direitos Humanos/UFG foi instalado na Faculdade de Direito.
o corpo docente é formado por 10 Professores Adjuntos, 32 Professores Assistentes, 64 Professores Auxiliares e 08 Professores Substitutos. O corpo discente é formado por aproximadamente 950 alunos, sendo 600, na graduação, 350 na especialização.
Nas dependências do prédio funcionam o 4° Juizado Especial Cível, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, a biblioteca seccional da UFG, uma agência do Banco do Brasil, 3 livrarias jurídicas e uma cantina. Todos sem vínculo administrativo com a Faculdade de Direito.
A Faculdade de Direito mantém um curso noturno de Extensão, na Cidade de Goiás - GO (localizada a 150 Km de Goiânia), onde tem aproximadamente 300 alunos de Graduação. A Extensão do Curso de Direito funciona através de convênio celebrado entre a Universidade Federal de Goiás, e a Prefeitura da Cidade de Goiás. O Convênio beneficia toda a região circunvizinha envolvendo diversos municípios.
Ainda na extensão da Faculdade de Direito em Goiás, funciona a primeira Faculdade com turma especial de Graduação para beneficiários da Reforma Agrária estendida aos cidadãos beneficiá rios da Política Nacional de Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.
Locais
Estado Legal
funções, ocupações e atividades
Objetivos do Curso:
• Oferecer uma formação humanística e técnica ao indivíduo, para que isso lhe sirva de instrumento capaz de guindá-lo aos sucessivos e mais altos patamares do desenvolvimento pessoal e da própria civilização.
• Fornecer ao indivíduo os melhores e mais eficientes meios de ação, a fim de que possa enfrentar adequadamente a luta pela vida, cuja complexidade e exigências crescem na razão direta da evolução social.
• Entregar à sociedade local um grupo seleto de bacharéis em Direito, necessários e de vital importância ao progresso e desenvolvimento da cultura da região, na exata medida em que a cultura deve ser vista como a matéria-prima e o lastro de todo o progresso social.
• Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, visando à difusão das conquistas e benefícios da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na Instituição, prestando serviços especializados à comunidade, estabelecendo com esta uma relação de reciprocidade e solidariedade.