Esta comunicação se propõe a analisar aspectos pontuais quanto aos processos educativos e formativos do movimento sindical, dando ênfase às práticas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cametá (STR-Cametá), localizado ao Nordeste do Estado do Pará e que se constituiu ao longo das décadas de 1970 à 1990, na principal entidade representativa dos interesses dos trabalhadores rurais do Município de Cametá.
A investigação se pauta na emergência de estudos e proposições da sindicalização do professor iniciante, a partir do entendimento dos sindicatos como espaços de formação de intelectuais orgânicos e dirigentes. Este trabalho justifica a necessidade em realizar pesquisas no campo das ações sindicais em acolher o professor iniciante, a partir dos dados encontrados em uma revisão bibliográfica realizada no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, onde se percebe a ausência de estudos que tratem do objeto em pesquisa, na última década. Percebe-se a necessidade em impactar nas perspectivas das ações sindicais, na formação que a militância proporciona ao docente, condições em dinamizar o ensinoaprendizado na prática comunitária e democrática, fundamentada em ações que dialogam com a realidade, além de consolidar uma identidade docente-militante.