Gênero e Educação
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Sexualidades e gênero: paradigmas e limites educacionais para a escola.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-077
- Item
- 2014-10
A produção das desigualdades de gênero: um estudo sobre a "orientação sexual" no PCN.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-073
- Item
- 2014-10
Muitos estudos apresentam reflexões e propostas sobre práticas educativas que almejam a promoção da emancipação do sujeito frente ao contexto atual, marcado por diversos conflitos sociais, culturais e emergências democráticas oriundas de divers@s ator@s.
Questões de gênero na educação para o trânsito.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-061
- Item
- 2014-10
Educaçao e corpo trans: fronteiras da diferença sexual.
- BR CMV-GO EPT-DNNE-033
- Item
- 2014-10
Durante boa parte do tempo, ao apresentar a intenção de pesquisa fomos convocadas a justificar a relevância da investigação Educação e Corpo Trans: Fronteiras da Diferença Sexual num programa de pós-graduação em educação, quando tal estudo supostamente teria mais entrada em outras áreas de conhecimento.
- BR CMV-GO EPT-DCO-476
- Item
- 2014-10
Este artigo teve como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as políticas públicas de assistência estudantil no IF Goiano - câmpus Urutaí, com foco em gênero. No Brasil, a continuidade dos estudos em nível superior, é ainda extremamente difícil para a maior parte dos indivíduos das camadas de baixa renda, para os quais a própria sobrevivência é uma grande preocupação.
Infâncias e gênero nos atos normativos vigentes no Brasil.
- BR CMV-GO EPT-DCO-474
- Item
- 2014-10
A pesquisa tem como temas a constituição da infância, sexualidade da criança, generificação da infância e atos normativos, sendo seu objeto a infância sexuada e generificada nos documentos legais e oficiais em vigência no Brasil. Os objetivos foram selecionar documentos legais e oficiais relativos às crianças, à sexualidade e ao gênero; identificar a infância sexuada e generificada nesses documentos; e, analisar como ocorre a constituição da infância nos documentos. Pesquisamos os documentos em sítios governamentais e utilizamos uma ficha de análise documental elaborada para a realização do estudo que se fundamenta em perspectivas pós-estruturalistas e pressupostos foucaultianos. Com os achados da pesquisa verificamos que as problematizações levantadas podem auxiliar na elaboração de novos documentos e de novas maneiras de ser.
Diferenças, identificação e reconhecimento: a visibilidade Trans na escola.
- BR CMV-GO EPT-DCO-125
- Item
- 2014-10
Este trabalho discute as experiências de visibilidade trans (travestis, transexuais, e de outros jovens com experiências de gênero dissidentes) a partir do contexto da educação formal. A metodologia utilizada é a etnografia (on-line e off-line). O referencial teórico é o pós-estruturalista (feminista, pós-colonial e queer). Categorias êmicas como montagem e passar por sãs tomadas como referências para a reflexão. A análise aponta para considerações teórico-práticas que tendem a ampliar os processos de reconhecimento das identidades de gênero na escola.