Este artigo foi elaborado em torno de estudos sobre a importância do envolvimento do gestor na educação para o trânsito. Tal estudo de natureza bibliográfica e documental se caracteriza por uma abordagem qualitativa e quantitativa
O trabalho parte de estudos no campo da educação infantil e reporta-se ao papel da gestão na organização da proposta curricular e das ações planejadas nos espaços e tempos das instituições educativas.
O Colégio Militar de Campo Grande ocupa uma posição de destaque entre as instituições de ensino de prestígio de Mato Grosso do Sul. Um dos fatores que configura a distinção do Colégio são os resultados apresentados pelos estudantes em avaliações nacionais e em instituições de nível superior. Este estudo busca perscrutar as estratégias empreendidas na construção do sucesso escolar dos discentes do CMCG. Para tanto, pretende-se evidenciar os elementos e mecanismos forjados no interior deste, que corroboram para a garantia do sucesso escolar dos discentes, tais como: os processos de seleção e incentivo à permanência; as ações pedagógicas e a parceria estabelecida com as famílias, com vistas ao favorecimento do sucesso escolar; bem como os egressos como exemplos do sucesso concretizado.