Os estágios supervisionados possuem relevância nos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil, uma vez que constituem oportunidade de vivências específicas da docência. Essas experiências devem transcender a mera obrigação curricular, assumindo uma função protagonista em meio à formação inicial, principalmente quando o acadêmico já atua na profissão.
O presente trabalho constitui um recorte de pesquisa de mestrado, em andamento, e objetiva analisar a implantação da política educacional Reinventando o Ensino Médio no Estado de Minas Gerais na perspectiva da formação de professores para atuar no referido programa institucional. Pretende-se compreender o processo de formação e desenvolvimento profissional docente e relacionar tais ideias com o programa institucional “Reinventando o Ensino Médio”. As contribuições das teorias sobre a formação para a docência constituíram as lentes teóricas e analíticas ao trabalho. Adotou-se a abordagem crítica. Elegemos procedimentos o balanço da produção acadêmica e análise de documentos oficiais como procedimentos metodológicos. O estudo conclui que a profissão docente é afetada por essa política governamental. Espera-se subsidiar o debate dos docentes na luta por maior profissionalização.