O documento apresenta uma síntese do Pe. Henrique Vaz referente à gênese da consciência moral e de suas implicações com os conceitos de ideologia, política e nação.
Trata-se de um trabalho preparado por Raul Landim para ser distribuído no II Encontro de Coordenadores, e a temática central é Ideologia. Abordando subtemas como: Ideologia e filosofia, Ideologia: uma visão sacral, uma visão cosmológica, uma visão contemplativa, estrutura política, organização das classes sociais, organização econômica. E por fim discorre sobre ideologia e cristianismo e ideologia e educação. Trazendo também as referências.
O livro em sua 7ª edição, “consta de 5 capítulos, escritos como ensaios autônomos, guardando, entretanto, uma estreita relação entre si. O primeiro capítulo, A educação e a construção de uma sociedade aberta, apresenta a origem histórica, no pensamento liberal, da ideologia que atribui à educação o papel de instrumento de equalização de oportunidades. [...] O segundo capítulo , Educação e distribuição da renda, contém uma crítica ...ao processo de concentração de renda ocorrido no Brasil. [...] O terceiro capítulo, A escolarização desigual, procura mostrar que as crianças oriundas da classe trabalhadora tem menos chance de ingressar na escola[...] O quarto capítulo, O desempenho desigual, mostra como a situação de fome das crianças da classe trabalhadora determina seu baixo desempenho escolar, culminando na evasão[...]Finalmente, o quinto capítulo, Política Educacional: contenção e liberação, analisa as medidas do Estado no campo Educacional, bem como em certos mecanismos empresariais. Palavras do autor.
O autor busca nessa obra, fazer uma análise pautada no documento de Puebla, da posição da Igreja frente as ideologias existentes na América Latina, entre elas: o capitalismo Liberal, o coletivismo marxista e a ideologia da segurança nacional. O autor analisa o projeto de libertação cristã para América Latina.