Showing 25 results

archival descriptions
Educação Inclusiva With digital objects Artigos da reunião da região Sudeste.
Print preview Hierarchy View:

Da educação infantil ao ensino fundamental: superando desafios na transição de um estudante surdocego.

O texto objetiva compreender como a inclusão escolar e o trabalho colaborativo são percebidos pelos professores do ensino regular e pelo professor do atendimento educacional especializado diante da transição de um estudante surdocego da educação infantil para o ensino fundamental em escolas municipais de Araçatuba.

Educação bilíngue para surdos: um olhar sobre as práticas discursivas em dois contextos educacionais.

As discussões e os resultados apresentados no presente trabalho são decorrentes de um processo de pesquisa em nível de mestrado na área da educação de surdos, a partir do qual procuramos realizar um exercício de crítica em relação ao fenômeno da inclusão escolar.

A educação de surdos no brasil: análise de resumos acadêmicos (1987-2010).

Este artigo propõe-se a analisar um conjunto de dados obtidos por meio dos resumos disponibilizados no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (BRASIL. MEC. CAPES, 2012), no período de 1987 a 2010, a fim de responder quem, quando e o que investiga a educação de surdos nas pesquisas brasileiras.

Analisando dados de matrículas de alunos público-alvo da educação especial no período 2008 a 2012.

O artigo tem como objetivo analisar o quadro de matrículas de alunos público-alvo da educação especial por meio dos dados das sinopses estatísticas dos censos escolares no período 2008 a 2012 quando a educação especial passou a ser compreendida na perspectiva da educação inclusiva.

Avaliação do Estudante com Necessidades Educacionais Especiais em Ambientes Inclusivos.

Eixo 7. A avaliação do aluno com necessidades educacionais especiais foi considerada como o Segundo Eixo Temático em 2012 a ser trabalhado com os professores das salas de recursos multifuncionais no âmbito do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP). Esse artigo aborda o referido eixo temático através da participação de 32 professores do Rio de Janeiro. Tem como objetivo conhecer o modo como ocorre à identificação do aluno com necessidades educacionais especiais- NEES, investigando-se a identificação, o planejamento do trabalho avaliativo para o aluno no Atendimento Educacional Especializado na sala de recursos multifuncionais e, por último, a avaliação do rendimento escolar do mesmo. A metodologia utilizada foi a da postura dialógica e interpretativa (GONZALEZ REY,2005) das falas das professoras dessas salas de recursos multifuncionais. Foram realizadas entrevistas com as professoras do Município e análise documental sobre a Educação Especial do Rio de Janeiro.

Ensino de História: usos da iconografia e deficiência visual.

Este trabalho objetiva verificar e analisar quais estratégias, relacionadas ao trabalho com a iconografia e a produção do conhecimento histórico, são utilizadas pelos professores de História dos anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano), da rede pública de ensino, para alunos com deficiência visual.

À captura do invisível em diálogo com os in-visíveis da sala de aula.

O texto apresenta reflexões acerca do cotidiano escolar fazendo uma crítica às desigualdades presentes nas salas de aula. Em busca de compreender, questionar, problematizar,sem definições e respostas. Neste sentido podemos trazer à arena diferentes experiências, lugares, tempos, espaços, vivências, memórias, diferentes vozes, textos e contextos.

Contribuições das trajetórias de formação docente para a inclusão do aluno com deficiência visual.

A presente pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições da trajetória de formação dos professores na construção de estratégias pedagógicas inclusivas, diante dos desafios da inclusão dos alunos com deficiência visual (DV).

O processo de alfabetização de uma criança com deficiencia mental no ciclo inicial do ensino fundamental.

Eixo 7. O trabalho investiga como tem sido realizado o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita para criança com deficiência mental matriculada no ciclo inicial do ensino fundamental. Analisar o trabalho pedagógico realizado regularmente em sala de aula comum, sinalizando o atendimento educacional especializado (AEE).

A Constituição Identitária do professor de educação básica frente à inclusão de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação.

O objetivo desta pesquisa é analisar a Formação do Docente e sua constituição identitária frente à inclusão de alunos com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidade/superdotação.
Results 1 to 10 of 25