Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social.
Dal Bello, Osvaldo Dalberio
Português
Opções de pesquisa avançada
Neste artigo apresento parte das reflexões traçadas numa pesquisa de mestrado que intenciona compreender os limites e aproximações entre a ética, as novas tecnologias da informação e comunicação e a educação. Discute-se a exigência de um novo posicionamento do profissional da educação (o professor como educador moral) neste inovador cenário desenhado e engendrado pelas tecnologias recentes e o seu impacto no desenvolvimento moral dos alunos adolescentes inseridos em contexto escolar. O referencial teórico e metodológico é a teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg, constituindo uma produtiva ferramenta para o professor analisar sua prática pedagógica e avaliar a sua contribuição para o desenvolvimento moral dos alunos adolescentes.
O presente trabalho constitui um recorte de pesquisa de mestrado, em andamento, e objetiva analisar a implantação da política educacional Reinventando o Ensino Médio no Estado de Minas Gerais na perspectiva da formação de professores para atuar no referido programa institucional. Pretende-se compreender o processo de formação e desenvolvimento profissional docente e relacionar tais ideias com o programa institucional “Reinventando o Ensino Médio”. As contribuições das teorias sobre a formação para a docência constituíram as lentes teóricas e analíticas ao trabalho. Adotou-se a abordagem crítica. Elegemos procedimentos o balanço da produção acadêmica e análise de documentos oficiais como procedimentos metodológicos. O estudo conclui que a profissão docente é afetada por essa política governamental. Espera-se subsidiar o debate dos docentes na luta por maior profissionalização.