Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social.
História Oral
Com objeto digital
Português
Opções de pesquisa avançada
Mergulhar no universo que envolve uma pesquisa permite estabelecer analogias. Através da aproximação entre arte e pesquisa, procura‐se, nesse artigo, socializar os aspectos metodológicos que envolveram a construção de uma investigação de Mestrado, inspirada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que teve como cerne o problema: como as implicações de contexto influenciam nas (des)continuidades de trajetórias escolares de estudantes de PROEJA?
O Trabalho selecionado apresenta a pesquisa que nasceu da intenção de contribuir com os debates e reflexões já existentes sobre o caráter educativo das Ligas. No início, objetivávamos analisar as práticas educativas da primeira Liga Camponesa, a Liga de Galiléia.
Este ensaio objetiva discutir o uso da narrativa na pesquisa com o cotidiano como uma metodologia que permite discutir acontecimentos passados a partir da memória dos seus sujeitos. Neste caso, uso como amparo a pesquisa realizada a respeito da formação docente na Campanha de pé no chão também se aprende a ler, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).