Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social.
Cultura
Com objeto digital
Português
Opções de pesquisa avançada
Conta uma parábola que certo professor interessado em saberes culturais diversos, procurava na sua prática de pesquisa e docência descobrir os segredos que fundamentavam os comportamentos e as opiniões das pessoas. Um dia, nas andanças da vida, foi a um bairro periférico da cidade para participar de uma reunião a respeito dos problemas da comunidade. Durante a reunião, de repente, o tempo fechou e ao primeiro relâmpago, seguido de forte trovão, uma dona da casa começou a cobrir os espelhos com uma toalha.
O objetivo central é mostrar como as transformações, ocorridas desde a Modernidade com o conceito de pedagogia, permitem a sua pluralização e, posteriormente, como a cultura cria condições para que novas pedagogias, produzidas a partir de análises culturais, emirjam a fim de dar conta das demandas do tempo presente.
O trabalho apresenta a tese “Cultura e conhecimento na escola”, defendida em 2013, delineando seus objetivos gerais e focando em dois pontos específicos ali desenvolvidos. Os objetivos gerais envolvem três dimensões: a pesquisa histórica sobre a escola, a discussão filosófica da escola e da educação, e, por último, as consequências para a prática do professor de filosofia.