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Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. Item Cidadania e Educação
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Universidade do Estado da Bahia: o campus de Barreiras.

Este trabalho integra as reflexões construídas durante a pesquisa de Mestrado, realizada no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduc/UNEB), que apresentou como eixo central a discussão da temática Universidade e Movimentos Sociais como espaços constituintes de educação e cidadania. Esse recorte tem como especificidade a UNEB - campus de Barreiras-BA e os desafios da multicampia.

Conselho de Educação do Distrito Federal: a análise dos conceitos de cidadania, participação social, democracia e qualidade na educação nos pareceres dos conselheiros.

O objetivo deste trabalho é mostrar como os conceitos de cidadania, participação social, democracia e qualidade na educação comparecem nas decisões do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF

Educação ambiental: um abismo entre a realidade e a necessidade?

Neste trabalho é apresentado resultados de uma pesquisa com alunos do ensino superior dos cursos de Administração e Engenharia Ambiental da Universidade de Rio Verde – Campus Caiapônia e tem como objetivo verificar a percepção dos alunos com relação ao meio ambiente com base na classificação de Malafaia e Rodrigues (1999).

A ecologia de saberes por uma cidadania planetária: a universidade como contexto discursivo.

O Trabalho selecionado apresenta uma discussão sobre a questão do conhecimento na contemporaneidade, especificamente no seio da universidade, de modo a traçar apontamentos sobre a nova conjuntura do saber em ascensão, visando à formação de uma cidadania planetária. Nessa direção, a ecologia de saberes apresenta-se como categoria basilar de nossa reflexão.