Showing 1 results

archival descriptions
Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. Abdala, Maria de Fátima Barbosa Formação Continuada
Print preview Hierarchy View:

1 results with digital objects Show results with digital objects

A formação continuada para a educação ambiental (ea) no contexto dos desafios pessoais/profissionais: representações sociais dos professores de ciências.

Eixo 6. Este estudo objetiva identificar as representações sociais dos professores de Ciências de São Vicente/SP sobre os desafios pessoais/profissionais a respeito da formação continuada para a EA. Fundamentando-se em Moscovici (1978), a pesquisa segue uma abordagem qualitativa e é desenvolvida em duas etapas: 1ª aplicação de questionário para 24 sujeitos; e 2ª realização de entrevistas com 5 deles e aplicação de outro questionário. A partir da análise nas dimensões pessoais/profissionais, foram indicados como resultados: 1º as condições atuais dos professores relacionadas à remuneração e à disponibilidade de tempo são as que mais influenciam e determinam o ingresso/permanência na formação continuada; 2º as políticas de formação continuada precisam: a) atentar para as condições estruturais do curso, condições de tempo de que dispõem os professores e para os recursos financeiros necessários; b) elaborar programas que partam das necessidades pessoais e profissionais daqueles que estão na Escola; c) organizar temáticas e métodos, que auxiliem os professores a enfrentarem seus desafios pessoais/profissionais; d) entender os problemas de ensino, para que seja possível (re)elaborar projetos de ação e intervenção nas Escolas a fim de inová-las.