Showing 1 results

archival descriptions
Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. Barbosa, Marinalva Vieira Formação Inicial do Professor
Print preview Hierarchy View:

A formação inicial de professores no PIBID: avanços e desafios.

Neste trabalho apresentarei uma reflexão sobre os avanços (e desafios) que o Pibid pode promover ao propor a valorização do magistério a partir da elevação da qualidade da formação inicial de professores. Essa formação, de acordo com os objetivos do programa, deve ocorrer por meio da articulação entre teoria e prática, entre educação superior e educação básica e todo esse processo deve ter como produto final a melhoria da qualidade da educação básica. Diante disso, defenderei a necessidade de se colocar em suspeição as práticas desenvolvidas no Pibid para não se correr o risco de garantir a continuidade da história de distanciamento entre universidade e escola. Para tanto, na universidade, os que se propõem a integrar o Pibid precisam assumir-se como formador não só nos momentos em que participam das atividades do Programa, mas em todas as aquelas que envolvem o pensar as próprias licenciaturas. O desafio que se coloca para os formadores do Pibid é o da criação de uma relação dialética entre essas duas dimensões da atividade educativa: a pedagógica e a específica.