Mostrando 1 resultados

archival descriptions
Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. França, Márcia Socorro dos Santos Educação Escolar
Visualizar impressão Hierarchy Visualizar:

Formação continuada centrada na escola: importante instrumento na formação coletiva do(a) professor(a) e no movimento de constituição da identidade profissional.

Este texto apresenta um recorte de pesquisa de mestrado desenvolvida no PPGEdu/UFMT que investiga um projeto que nasce do clamor da escola por melhor formação. O objetivo é socializar as percepções do gestor e professores nessa trajetória sobre os efeitos da formação em suas práticas e nos resultados da avaliação da escola. As questões indagadoras foram: Que análise o professor faz de sua prática antes de o projeto de formação continuada na escola iniciar? Como o professor descreve este movimento de formação, no sentido do desenvolvimento profissional e a reconstituição da identidade docente? A abordagem qualitativa permeou os trabalhos, sendo os instrumentos adotados as entrevistas e ciclos de discussão. Os resultados da pesquisa revelaram que a formação é considerada pelos professores como alicerce na melhoria da sua prática, bem como no desenvolvimento da identidade profissional.