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Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. Gracioli, Janete Tranquila Subjetividade
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Organização do trabalho docente no ensino superior e subjetividade de professores no capitalismo flexível.

O artigo trata-se das relações dialéticas entre organização do trabalho docente e a subjetividade de professores universitários. De abordagem qualitativa, incluiu pesquisa bibliográfica e de campo que investiga as relações interpessoais e os dilemas vividos no cotidiano da profissão. Compõe o referencial teórico trabalho imaterial de Lazzarato e Negri; sofrimento psíquico Dejours; subjetividade conforme Gonzalez Rey; e capitalismo e subjetividade segundo Alves. A pesquisa de campo deu-se por meio de entrevistas narrativas com 20 professores de instituições de ensino superior privado de uma cidade do Triângulo Mineiro-MG. Como resultados parciais, os professores refletem sobre o que fazem e o que são, e as diferentes trajetórias profissionais apresentam aspectos positivos e negativos, que desenham significados e sentidos do trabalho, inerentes à subjetividade de cada professor.