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Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. Maldonado, Rafael Duailibi Ensino de Arte
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Interfaces da educação e arte: orientações expressas em documentos curriculares da educação formal e não formal.

Esse texto apresenta algumas análises, ainda em desenvolvimento para a escrita de tese de doutoramento, organizadas em torno da percepção dos campos educativo e artístico como instâncias promotoras da elaboração cultural do gosto. Analisarei as transformações do sentido da arte no processo educativo e como a arte se expressa nos documentos curriculares oficiais, tendo como fontes documentais os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte para o Ensino Fundamental (1997,1998). Analisarei a orientação escolar das propostas educativas de espaços culturais, neste caso, produzidas para a 7ª edição da Bienal do Mercosul (2009), para a 29ª edição da Bienal de São Paulo (2010) e do Instituto Cultural Inhotim (2008). Apresentarei algumas reflexões sobre como se concretiza a mediação de conhecimentos na interpretação dos discursos da arte através das proposições desses documentos.