Showing 12 results

archival descriptions
Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. Prática Docente With digital objects
Print preview Hierarchy View:

Magistério no campo: influências na escolha da profissão e implicações de gênero na prática docente.

Nos diferentes momentos sócio-históricos e políticos, a mulher é marcada pelas relações de poder, por conflitos e contradições que carregam estereótipos, formando estigmas de desvalorização em sua trajetória pessoal e profissional. Entretanto, ela tem resistido a todas as discriminações impostas pela diferença de sexo, buscando a ocupação de novos espaços nas relações de trabalho, como direito conquistado, vislumbrando participação igualitária na cultura das relações de poder e a atuação em quaisquer profissões.

Educação popular e transgeracionalidade: uma prática educativa em saúde a luz de Paulo Freire.

No percorrer do processo da aprendizagem humana ao longo da vida, a ciência contemporânea nos mostra que o ser humano não é alguém que se apresenta alienante do processo social, ao contrário, ele se mostra ativo dentro do processo de construção de sua própria aprendizagem (HANNOUN, 1998). “Todo ato de conhecer produz um mundo.Todo fazer é conhecer e todo conhecer é fazer.”

A política de formação continuada do programa escola ativa (PEA): dificuldades e mudanças reveladas no cotidiano do trabalho docente.

Estas análises são resultados concluídos da pesquisa desenvolvida sobre a política de formação continuada do Programa Escola Ativa, em que se consideraram os impactos das referida política no trabalho docente no contexto das escolas multisseriadas no município de Concórdia do Pará na Amazônia Paraense.

A produção científica sobre o atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais no contexto escolar.

O presente estudo tem como objetivo identificar as pesquisas voltadas para o Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais no contexto escolar, mais especificamente na concepção do professor da Sala Comum.

Descobrindo o trabalho docente no proeja: um caminho percorrido através do método documentário de interpretação de Wivian Weller e da pesquisa‐formação na perspectiva de Marie‐Christine Josso.

O artigo tem como objetivo demonstrar através da utilização de metodologias combinadas a possibilidade de analisar características do exercício da docência na Educação Profissional de Jovens e Adultos no PROEJA. Para a coleta de dados foram utilizados os grupos de discussão, valendo‐se dos estudos autobiográficos e entrevistas narrativas.

Entre a escola pública do campo e a inserção das TIC’s no trabalho docente: desafios e possibilidades.

O presente trabalho propõe reflexões sobre os dados de uma investigação científica realizada em uma escola pública do campo, situada no interior do estado do Rio Grande do Sul/ Brasil. Tal pesquisa teve por objetivo pesquisar quais as dificuldades e as possibilidades para o uso dos computadores conectados a internet no trabalho pedagógico. A metodologia escolhida foi o estudo de caso.

As instituições residenciais para pessoas com deficiência intelectual no estado de São Paulo.

O texto apresenta uma síntese do atendimento a pessoas com deficiência intelectual no Estado de São Paulo. O atendimento prestado às pessoas com deficiência intelectual é reflexo de um processo histórico de práticas culturais. Vale salientar que inúmeras são as nomenclaturas utilizadas para designar um mesmo modelo institucional, sendo encontradas na legislação como instituição de acolhimento e isolamento. Na literatura, como instituição de abrigo provisória ou residencial. Será utilizado o termo instituição residencial, pois, trata-se de um ambiente nem sempre acolhedor e nem sempre serve de abrigo provisório aos jovens e adultos com deficiência intelectual.desenvolvimento de novas pesquisas na área mostra-se necessário, podendo voltar-se para outras deficiências, como exemplo, pessoas com paralisia cerebral. Uma pesquisa de observação direta da prática dos profissionais com os residentes, envolvendo instituições residenciais que restringem o atendimento a pessoas com deficiência e as que atendem crianças e jovens com desenvolvimento típico e atípico, poderia salientar as diferenças no atendimento da pessoa com deficiência e elucidar novas práticas que possam ser inseridas nos ambientes menos favorecidos.
Results 1 to 10 of 12