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Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. Formação Continuada With digital objects
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A política de formação continuada do programa escola ativa (PEA): dificuldades e mudanças reveladas no cotidiano do trabalho docente.

Estas análises são resultados concluídos da pesquisa desenvolvida sobre a política de formação continuada do Programa Escola Ativa, em que se consideraram os impactos das referida política no trabalho docente no contexto das escolas multisseriadas no município de Concórdia do Pará na Amazônia Paraense.

A EJA em meio às perguntas.

O texto que ora está sendo lido é fruto de reflexões teóricas que continuam sendo feitas a fim de culminarem na Dissertação de Mestrado em Educação cujo tema é a formação continuada2 dirigida a educadores e educadoras atuantes na EJA – educação de jovens e adultos – em um ambiente freireano.

A formação continuada para a educação ambiental (ea) no contexto dos desafios pessoais/profissionais: representações sociais dos professores de ciências.

Eixo 6. Este estudo objetiva identificar as representações sociais dos professores de Ciências de São Vicente/SP sobre os desafios pessoais/profissionais a respeito da formação continuada para a EA. Fundamentando-se em Moscovici (1978), a pesquisa segue uma abordagem qualitativa e é desenvolvida em duas etapas: 1ª aplicação de questionário para 24 sujeitos; e 2ª realização de entrevistas com 5 deles e aplicação de outro questionário. A partir da análise nas dimensões pessoais/profissionais, foram indicados como resultados: 1º as condições atuais dos professores relacionadas à remuneração e à disponibilidade de tempo são as que mais influenciam e determinam o ingresso/permanência na formação continuada; 2º as políticas de formação continuada precisam: a) atentar para as condições estruturais do curso, condições de tempo de que dispõem os professores e para os recursos financeiros necessários; b) elaborar programas que partam das necessidades pessoais e profissionais daqueles que estão na Escola; c) organizar temáticas e métodos, que auxiliem os professores a enfrentarem seus desafios pessoais/profissionais; d) entender os problemas de ensino, para que seja possível (re)elaborar projetos de ação e intervenção nas Escolas a fim de inová-las.

A educação sexual na primeira infância: formação continuada para professores de educação infantil em uma proposta de respeito às diferenças.

O estudo aborda a Educação Sexual na Educação Infantil e a formação continuada de professores sobre o tema, com um recorte de experiências da rede pública municipal de ensino de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro.