Showing 5 results

archival descriptions
Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. Representação Social With digital objects
Print preview Hierarchy View:

Representações sociais sobre psicólogo escolar/educacional: uma investigação em Uberaba - MG.

O trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa desenvolvida no município de Uberaba. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, básica e exploratória. O problema que elegemos refere-se à inserção do psicólogo escolar/educacional nas unidades da rede pública (PL 3688/2000, da Câmara dos Deputados) e justificamos a proposta em função das contribuições que pode apresentar para identidade e profissionalização docentes. A investigação é pautada na teoria das representações sociais e os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e grupo focal. Buscamos compreender o que pensam os professores da educação básica, efetivos na rede pública, sobre as funções e os modelos de atuação do psicólogo na escola. A análise do material segue os procedimentos da análise de conteúdo.

A escrita de educandos (as) no curso de formação de professores para as escolas do campo.

Eixo 1. Este trabalho propõe estudar as representações sociais sobre a escrita acadêmica de educandos no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem como objetivo geral compreender o processo de apropriação da escrita acadêmica para os educandos por meio da identificação dos percursos adotados no processo de constituição da escrita acadêmica.

Práticas artísticas dos estudantes do curso de licenciatura em educação do campo: um estudo na perspectiva das representações sociais

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento sobre as práticas artísticas dos licenciandos em Educação do Campo da FaE-UFMG, pertencentes à habilitação em Língua, Arte e Literatura.

A formação continuada para a educação ambiental (ea) no contexto dos desafios pessoais/profissionais: representações sociais dos professores de ciências.

Eixo 6. Este estudo objetiva identificar as representações sociais dos professores de Ciências de São Vicente/SP sobre os desafios pessoais/profissionais a respeito da formação continuada para a EA. Fundamentando-se em Moscovici (1978), a pesquisa segue uma abordagem qualitativa e é desenvolvida em duas etapas: 1ª aplicação de questionário para 24 sujeitos; e 2ª realização de entrevistas com 5 deles e aplicação de outro questionário. A partir da análise nas dimensões pessoais/profissionais, foram indicados como resultados: 1º as condições atuais dos professores relacionadas à remuneração e à disponibilidade de tempo são as que mais influenciam e determinam o ingresso/permanência na formação continuada; 2º as políticas de formação continuada precisam: a) atentar para as condições estruturais do curso, condições de tempo de que dispõem os professores e para os recursos financeiros necessários; b) elaborar programas que partam das necessidades pessoais e profissionais daqueles que estão na Escola; c) organizar temáticas e métodos, que auxiliem os professores a enfrentarem seus desafios pessoais/profissionais; d) entender os problemas de ensino, para que seja possível (re)elaborar projetos de ação e intervenção nas Escolas a fim de inová-las.

Escolarização de meninos e meninas em situação de rua: representações sociais da pedagogia diferenciada da escola tia ciata por ex-alunos.

O Trabalho selecionado apresenta a síntese de uma pesquisa com objetivo de analisar as representações sociais de ex-alunos de uma escola específica. Além disso, busca-se identificar a pedagogia desenvolvida no período de 1983 a 1989 que atendeu prioritariamente este público.