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Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. Escola Pública
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As relações de poder nas práticas escolares: reflexões a partir de anotações de campo.

O artigo discute, sob as perspectivas teóricas de Bourdieu (2009), Foucault (1993; 1999) e Weber (1982; 1995), as relações de poder observadas em uma escola pública de educação básica, situada no estado de Minas Gerais. Foram feitas observações sistemáticas durante o 2º semestre letivo de 2013, em duas classes do ensino fundamental, uma do 6º ano e outra do 9º, além de observações do recreio e outros espaços internos da escola. O registro foi realizado por meio de anotações de campo, um dos três instrumentos de coleta de dados utilizados em uma dissertação de mestrado ainda em andamento, cujo tema central é a violência simbólica escolar. O objetivo deste trabalho é compreender como nessa instituição, que é vista hegemonicamente pela comunidade local como uma boa escola, com gestão que se conceitua democrática e que é frequentada por alunos considerados bons, se dão as relações de poder.

Discursos sobre a qualidade da educação na intersecão de raça, classe e gênero.

Eixo 8. O texto discute a qualidade da educação no contexto da democratização do acesso à escola, no qual deixou o problema da qualidade da educação um campo aberto de debate, permitindo que outros setores da sociedade, (políticos, sociedade civil e a classe empresarial) viessem a participar dele e dar seus pontos de vista, buscando dar um novo sentido da educação.