Mostrando 2 resultados

archival descriptions
Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. Conteúdos Curriculares
Visualizar impressão Hierarchy Visualizar:

1 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

Sistema de numeração decimal: reflexões sobre os conhecimentos profissionais de professores do 2º e 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental.

Nesta pesquisa objetivamos investigar os conhecimentos profissionais e as práticas escolares de professores do 2º e 3º anos do 1º ciclo do ensino fundamental acerca do Sistema de Numeração Decimal. Participaram da pesquisa duas professoras do 2º ano e uma do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Neste texto, apresentamos a análise dos dados referentes aos conhecimentos profissionais manifestados a partir de entrevista realizada com as professoras, considerando três categorias de análise referenciadas no modelo teórico desenvolvido por Shulman (1986, 1987) sobre a base de conhecimentos para o ensino, quais sejam: conhecimento do conteúdo específico, conhecimento curricular e conhecimento pedagógico do conteúdo. Os resultados preliminares indicam a existência de prováveis lacunas nos conhecimentos específicos e curriculares das professoras sobre o Sistema de Numeração Decimal.

Gênero e docência no currículo dos "filmes de escola/educação": apresentando uma pesquisa em curso.

De acordo com Costa e Andrade (2013), vários autores têm sustentado que, acoplada a objetivos sociais emergentes, uma variedade de pedagogias tem tomado corpo e entrado em funcionamento desde meados da segunda metade do século XX.