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Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. Ensino de Ciências
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O tema corpo humano e sexualidade no ensino de ciências - anos finais do ensino fundamental: em foco o livro didático.

Este trabalho voltou-se para a investigação de coleções didáticas na busca pelo modo como o tema/conteúdo corpo humano e sexualidade é apresentado em livros de Ciências destinados ao(a) docente, dos anos finais do ensino fundamental. A proposta de investigação situa-se no campo da pesquisa qualitativa, com uso da análise documental das obras didáticas de Ciências do ensino fundamental, mais adotadas na rede pública municipal de ensino da cidade de Uberlândia-MG. Em regra geral, o tema corpo humano tem sido apresentado pelas obras tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais, a partir das noções da Anatomia, Fisiologia e sua relação com a Saúde; quanto a abordagem da sexualidade é, geralmente, vinculada a noção de sexo biológico, e tratada quando os livros abordam o tópico referente ao sistema reprodutor humano.

O que há de inovação na prática docente universitária? – um enfoque para o curso de licenciatura em ciências biológicas.

O Ensino Superior se caracteriza pela transmissão do conhecimento produzido historicamente, sua racionalização, e a construção de novos saberes. Dada a preocupação com a qualidade neste nível, este trabalho objetiva discutir a inovação pedagógica sob a ótica do que os docentes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas entendem pela mesma. O trabalho segue uma abordagem qualitativa, se caracterizando também como um estudo de caso, o instrumento de coleta de dados foi o questionário. Os sujeitos da pesquisa (14) se constituíram de docentes do curso mencionado. As respostas demonstraram um entendimento superficial e muitas vezes deturpado do que seja inovação, em maioria entendiam a mesma como sendo os avanços sem suas áreas específicas. Assim, percebeu-se a necessidade de formação continuada, que leve a uma prática inter e transdisciplinar, o que pode impulsionar o processo inovador e criativo.

A pesquisa sobre a evolução biológica no Brasil: um estado do conhecimento.

Este artigo, de natureza qualitativa, do tipo descritivo-explicativa, objetivou responder ao seguinte problema: de que forma o tema Evolução Biológica é abordado nas teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses da Capes, bem como em artigos publicados em revistas brasileiras de Educação em Ciências? Identificaram-se 28 trabalhos, cujos resumos apresentaram informações insuficientes, considerando os parâmetros adotados para a análise. A quantidade de publicações aumentou a partir do ano de 2010, no entanto, observou-se o predomínio da visão reducionista dos conceitos científicos, abordagem fragmentada da Biologia, distorções conceituais, teleologia e antropocentrismo. Consideramos esses resultados preocupantes, sendo necessário o incentivo à elaboração de outros estudos que visem à melhoria e potencialização dos processos de ensino e aprendizagem deste conteúdo fundador da Biologia.

Transformando vestígios em indícios do processo de negociação curricular do ensino de ciências em um ginásio do sul de Mato Grosso (1930-1940): percursos investigações.

O objetivo deste texto caracteriza-se no exercício de relacionar os instrumentos científicos, mencionados nos relatórios de um Ginásio do sul de Mato Grosso, com a legislação do ensino secundário, especificamente das Reformas Francisco Campos e Gustavo Capanema num período compreendido entre as décadas de 1930 e 1940.

Diálogos interculturais no currículo das ciências naturais no curso de pedagogia, acordo Brasil/Japão.

Este trabalho analisa proposições de diálogos interculturais no currículo curso de Pedagogia, acordo Brasil-Japão, dando centralidade às disciplinas relativas à área das ciências naturais. O referido curso foi ofertado para brasileiros (decasséguis) que estavam atuando como docentes no Japão. Partiu-se do entendimento de que se o Projeto Pedagógico do referido curso assumiu a diversidade como princípio dinamizador do currículo, sua configuração deve expressar proposições interculturais. As análises indicam movimentos na perspectiva de diálogos entre ocidente e oriente, porém, com predomínio da visão ocidental da ciência.