Mostrar 5 resultados

descrição arquivística
Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. História da Educação Brasileira
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

3 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

História da educação das populações de origem africana no pós‐abolição em Florianópolis – SC (1888 – 1930).

O trabalho propõe‐se a apresentar um levantamento de pesquisa sobre a história da escolarização das populações de origem africana e afrodescendentes no pós‐abolição, em Florianópolis, Santa Catarina, no período compreendido entre 1888 a 1930.

História da educação brasileira: o negro no processo de constituição e expansão escolar.

O presente artigo trata sobre História da educação Brasileira: o negro no processo de constituição e expansão escolar. Tem como objetivo analisar reflexivamente a condição do negro nesse processo, a fim de verificar quando e como ocorreu sua inserção na escola pública, uma vez que por muito tempo viveu na condição.

Instrução primária agricola na província do Pará na segunda metade do século XIX.

Uma das estratégias adotadas pelo governo provincial para disseminar a instrução pública, foi a criação de escolas agrícolas primárias registrada no relatório de 1861, do presidente Ângelo Thomaz do Amaral, foi a criação de Escolas Primárias Agrícolas, no âmbito das colônias agrícolas da província.

A educação na pós-graduação em Minas Gerais: notas para uma história em construção.

O parecer 977 do CFE institucionalizou a pós-graduação em 1965, em plena ditadura, que o governo de Minas ajudou a impor. Este estudo enfoca a gênese da pós-graduação em educação em MG. Como pesquisa documental, valeu-se de documentos legais e dados estatísticos como fontes. Os dados foram analisados numa leitura histórico-contextual que traça as origens da pós-graduação até o presente.

Escolarização e analfabetismo no Brasil: estudo das mensagens dos presidentes dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Norte (1890-1930).

O objetivo desta comunicação é discutir a organização da escola primária, no período da Primeira República (1890–1930), tendo como fontes as mensagens de presidentes dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Norte, bem como em suas respectivas legislações.