O documento apresenta os resultados dos últimos estudos conjuntos a respeito de Animação Popular no MEB, que foram realizados no I Seminário Nacional de Animação Popular e no II Encontro Nacional de Coordenares. O documento está dividido nos seguintes tópicos: Levantamento dos questionários enviados aos estados participantes do I seminário nacional de animação popular; conclusões sobre fundamentação da AnPo ; Conclusões sobre experiências de AnPo feitas no Maranhão, em Goiás e Pernambuco; Agendas de treinamento de animadores populares realizados no Maranhão; Conclusões a respeito de animação popular no II encontro nacional de coordenadores.
A apostila apresenta algumas experiências vividas pelo grupo de Caravana, pela equipe do MEB/Maranhão, trabalhos realizados pela equipe do MEB/ Goiás em Animação Popular na forma de Encontros com as comunidades.
A apostila apresenta a principal função dos membros integrantes de uma Caravana Popular e reúne os dados necessários na realização do trabalho. Traz um capítulo sobre Cultura Popular; MEB e Cultura Popular e Animação Popular.
O documento apresenta algumas reflexões sobre a Animação Popular, seleção de animadores, o treinamento e o assessoramento educativo. Relata sobre o inicio das Caravanas e suas características.
O documento inicia-se com algumas reflexões sobre a inconstância do trabalho do MEB e sua instabilidade. Informa as novas publicações, as verbas do MEB, administração Goiana, Animação Popular e experiências em Tefé. Identifica também os núcleos recém-formados e informações sobre o curso ordinário do Crefal.
Relatório do II Encontro de animação popular do MEB Goiás. Apresenta seis subtópicos onde mencionam o roteiro, a apresentação, as preliminares, os procedimentos do encontro, os estudos críticos, resoluções de trabalho e conclusão.
Relatórios do 1º e 2º treinamento de líderes para animação da comunidade. O documento apresenta os objetivos, a preparação das equipes e o planejamento dos trabalhos de líderes de cada região.
O documento apresenta um apanhado geral das atividades desenvolvidas durante a atuação do MEB Goiás. Tem como objetivo relatar as diversas etapas do movimento e suas experiências em forma de documento. O documento contém 22 anexos: 1 - Cartaz da Campanha de Alfabetização [e letra da Música da Campanha das Escolas Radiofônicas]; 2 - Apostila da Campanha de Alfabetização; 3 - Ficha e Teste Informativo do Treinamento de Monitores - 1963: Ficha do Participante; Teste de Conhecimentos Gerais; Teste de Aritmética; Teste de Linguagem; 4 -Guia do Monitor; 5 - Questionário para Levantamento de Dados do Município;6 - Tema para Debate: "O Homem e a História" (tema para debates com monitores;[Anexo 6a] - Relatório do 1º semestre de 1963 [Anexo inserido por Osmar Fávero]; 7 - Relatório de Animação Popular;[7a] - Relatório de Animação Popular: O Encontro [Anexo inserido por Osmar Fávero]; 8 -Teses do I Congresso de Monitores: I-Realidade Brasileira, II-Cultura e Educação de Base; 9 - Programa "A Comunidade se Reúne"; 10 - Programa "A Comunidade se Reúne"; 11 - Relatório Pormenorizado/Planejamento para 1965 (círculo de debates);12 - Programa "A Comunidade se Reúne";
Trata-se do relatório do 1º semestre de 1963, apresenta o resumo das atividades e trabalhos executados. Ao final traz alguns modelos de provas respondidas pelos alunos.
Relatório de animação popular, tratando da experiência de trabalho nos municípios onde funcionavam as escolas radiofônicas, tendo como objetivo a complementação do trabalho radiofônico, o contato direto com as comunidades, revisão e planejamento conjunto e motivação e abertura às comunidades.