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Dias, Maria José Pereira de Oliveira Item
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O habitus professoral no campo universitário.

O texto aponta importantes elementos relacionados ao habitus professoral e as várias disposições culturais e práticas que esse agente, o Professor, incorpora ao longo de sua vida. A reflexão está assentada na concepção que o sociólogo francês Pierre Bourdieu desenvolveu em suas diversas investigações relacionadas à educação, cultura, escola, professor, aluno em contextos culturais e sociais determinados. O foco de Bourdieu era desvelar os mecanismos constituintes dos processos de reprodução das desigualdades culturais e sociais, cuja exclusão é operada de forma arbitrária sob a forma de uma violência simbólica exercida por uma autoridade pedagógica. Por fim, Benedito (1995) aponta três elementos formativos do Habitus Professoral no campo universitário: auto-didatismo, espelhar-se em professores significativos e a própria condição de estudante em seu processo de escolarização.

Unidades de medidas restritivas e privativas de liberdade: contribuições de Bourdieu, Berger & Berger e Foucault.

Entender a instituição social onde jovem cumpre penas restritivas de liberdade é de fundamental importância para a sociedade contemporânea. Nesta perspectiva, como arcabouço teórico recorreu-se às contribuições de Bourdieu, Berger & Berger e Foucault, para apreender os sentidos dos conceitos necessários para maior amplitude de discussão do tema. Peter Berger & Brigitte Berger discutem a constituição estrutural e funcional de uma instituição social elevando-a para uma recorrência à linguagem e Michel Foucault desenvolve os conceitos acerca das relações de poder e a disciplina, formando então, uma base teórica para análise e melhor compreensão da temática. Recorre-se também ao conceito de violência simbólica de Bourdieu (2007) para entender as discursividades da educação que perpassa a principal representação que a sociedade quer fazer crer ser o objetivo destas unidades: socioeducativas.