Trata-se do documento confeccionado para o Encontro Latinoamericano sobre o planejamento da Educação destinada aos grupos populares. O documento se encontra em Espanhol.
O documento apresenta a origem do CPC, que surgiu da necessidade de alguns artistas em levar seu trabalho a um público mais popular inserindo-os no contexto.
O documento apresenta o projeto elaborado por José Pereira Peixoto Filho sobre o MEB no período de 1961 á 1966. Em anexo duas cartas de indicação do projeto.
Trata-se de uma carta enviada à professora Alda Borges Cunha pela Associação brasileira de tecnologia educacional-ABT, citando a leitura do trabalho “Aspectos metodológicos del uso de la radio em la educación de adultos”.
A educação de jovens e adultos é um direito reconhecido pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. No Art. 208, inciso I, mediante a Emenda Constitucional nº 59, de 2009, está assegurado que “o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria” (BRASIL, 1988/ Grifos Nossos).
O presente trabalho se insere na chamada modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), conforme a LDB nº 9394/96 (Título V; capítulo II; Seção V; Art.37). Apresentamos os resultados finais de uma pesquisa, que tem como objetivo investigar as concepções de professoras sobre a alfabetização/letramento na educação de jovens e adultos.