Mostrar 6172 resultados

descrição arquivística
Português
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

3957 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Artigos da reunião da região Centro-Oeste.

Seleção de trabalhos apresentados na reunião regional Centro-Oeste da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd) sobre temas de trabalho da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) a fim de alcançar os objetivos propostos pelo projeto Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. A seleção dos trabalhos visa identificar o que foi produzido no âmbito das temáticas na na reunião a fim de divulgar as pesquisas em andamento.

O cotidiano do grupo escolar “Dr. Brasil caiado” (1926-1929).

O objetivo deste estudo é analisar o cotidiano do grupo escolar “Dr. Brasil Caiado”entre 1926 e 1929, tendo como foco o tempo escolar com os seus acontecimentos ordinários e extraordinários, e como os professores, funcionários e o diretor do escolar os vivenciaram.

O direito à educação no SINASE: a oferta educacional para adolescentes privados de liberdade.

Este artigo analisa o direito à educação à luz dos princípios, diretrizes e normas estabelecidas no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e no SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), no contexto de medida socioeducativa de internação.

Pessoas trans e espaços escolares: o uso do banheiro feminino e seus impactos.

Este artigo destaca os processos de luta pelo reconhecimento do direito de utilização do banheiro feminino por docentes trans em suas trajetórias escolares. Essa discussão integra as problematizações de uma tese de doutorado em Educação que objetivou identificar e problematizar sobre os indícios de desestabilização que a presença de professoras trans provocaria na escola. Metodologicamente, a pesquisa se sustentou na análise de fontes bibliográficas e documentais, entrevistas e questionários; adotando como aparato teórico a teoria queer. Fundamentados nos relatos das docentes investigadas evidenciamos que os conflitos na utilização do banheiro se materializaram de forma mais latente para aquelas professoras que pouco conhecimento detinham sobre legitimações e não se vinculavam ao movimento social organizado de pessoas trans.

Educação infantil, currículo e formação de conceitos: considerações a partir da teoria histórico-cultural.

O objetivo deste texto é discutir as relações do construto teórico de Vigotski, especificamente sobre a formação de conceitos, com a proposição oficial de currículo para a educação infantil no Brasil, estabelecida na Resolução CNE/CEB nº 5 de 17 de dezembro de 2009. O presente trabalho caracteriza-se como pesquisa bibliográfica com aporte em autores situados na Psicologia Histórico-Cultural e pesquisadores contemporâneos de temas relacionados à educação de crianças pequenas. A educação infantil é primeira etapa da educação básica a qual apresenta especificidades dentre as demais ao mesmo tempo em que também expressa sentido político e pedagógico no compromisso de promover aprendizagem e desenvolvimento aos educandos, ou seja, ao potencializar a elaboração de conceitos.

“A travessia do rio vermelho”, sentidos atribuídos à escola para os trabalhadores rurais em Goiás.

O artigo é resultado de reflexões a partir de uma pesquisa desenvolvida durante a realização do mestrado, cujo objetivo foi de apreender os sentidos e significados atribuídos à escola pelos trabalhadores rurais em Goiás. Bourdieu foi o referencial teórico e contribuiu para desvelar os sentidos atribuídos a escola. Evidenciamos que na concepção dos trabalhadores rurais a escola é ascensão social dos seus filhos e o meio por eles encontrado para sair do campo. Ao concluírem o Ensino Fundamental, os trabalhadores e seus filhos atravessam o Rio Vermelho rumo à cidade, acreditando na melhoria de suas condições de vida e trabalho.

A internet e suas potencialidades no ensino de matemática: WebQuest e softwares online como recursos pedagógicos.

Esse trabalho foi desenvolvido com os alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola darede pública no município de Caiapônia-GO, cujo objetivo verificar as potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem da Matemática, proporcionando aos alunos a utilização de recursos disponíveis na Internet, especificamente no para o ensino da Geometria Analítica. O trabalho iniciou-se com a construção de uma WebQuest intitulada: “A Geometria Analítica no Cotidiano”, em que os discentes interagiram com as etapas propostas, adquirindo informações relativas ao conteúdo e aprofundando seus conhecimentos acerca da aplicabilidade da Geometria Analítica no cotidiano. Para análise foram utilizados instrumentos como: questionários, áudios dos encontros, participação dos alunos nas atividades e produção dos vídeos.
Resultados 1 a 10 de 6172