O Trabalho selecionado apresenta a síntese de uma pesquisa com objetivo de analisar as representações sociais de ex-alunos de uma escola específica. Além disso, busca-se identificar a pedagogia desenvolvida no período de 1983 a 1989 que atendeu prioritariamente este público.
Eixo 6. Este estudo objetiva identificar as representações sociais dos professores de Ciências de São Vicente/SP sobre os desafios pessoais/profissionais a respeito da formação continuada para a EA. Fundamentando-se em Moscovici (1978), a pesquisa segue uma abordagem qualitativa e é desenvolvida em duas etapas: 1ª aplicação de questionário para 24 sujeitos; e 2ª realização de entrevistas com 5 deles e aplicação de outro questionário. A partir da análise nas dimensões pessoais/profissionais, foram indicados como resultados: 1º as condições atuais dos professores relacionadas à remuneração e à disponibilidade de tempo são as que mais influenciam e determinam o ingresso/permanência na formação continuada; 2º as políticas de formação continuada precisam: a) atentar para as condições estruturais do curso, condições de tempo de que dispõem os professores e para os recursos financeiros necessários; b) elaborar programas que partam das necessidades pessoais e profissionais daqueles que estão na Escola; c) organizar temáticas e métodos, que auxiliem os professores a enfrentarem seus desafios pessoais/profissionais; d) entender os problemas de ensino, para que seja possível (re)elaborar projetos de ação e intervenção nas Escolas a fim de inová-las.
Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento sobre as práticas artísticas dos licenciandos em Educação do Campo da FaE-UFMG, pertencentes à habilitação em Língua, Arte e Literatura.
Eixo 1. Este trabalho propõe estudar as representações sociais sobre a escrita acadêmica de educandos no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem como objetivo geral compreender o processo de apropriação da escrita acadêmica para os educandos por meio da identificação dos percursos adotados no processo de constituição da escrita acadêmica.
O trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa desenvolvida no município de Uberaba. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, básica e exploratória. O problema que elegemos refere-se à inserção do psicólogo escolar/educacional nas unidades da rede pública (PL 3688/2000, da Câmara dos Deputados) e justificamos a proposta em função das contribuições que pode apresentar para identidade e profissionalização docentes. A investigação é pautada na teoria das representações sociais e os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e grupo focal. Buscamos compreender o que pensam os professores da educação básica, efetivos na rede pública, sobre as funções e os modelos de atuação do psicólogo na escola. A análise do material segue os procedimentos da análise de conteúdo.