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Item Inclusão Educacional
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Reflexões sobre o processo seletivo para admissão ao Proeja nos IFET´s.

Este trabalho tem por objetivo apresentar breves reflexões acerca dos processos seletivos para admissão dos discentes aos cursos do Programa Nacional de Integração da Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ofertados no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os dados analisados constam da pesquisa de dissertação do autor, realizada por meio de questionários e entrevistas, do estado da arte do objeto analisado e editais de processos seletivos em Instituições da Rede. Verificou-se que há uma diversidade de práticas de gestão em relação ao processo analisado. Nas Instituições mais abertas às ofertas dos cursos do Programa, a seleção tende a ser mais criteriosa, enquanto nas demais se realiza de modo simplificado tendo em vista apenas o atendimento das exigências legais em relação à obrigatoriedade da oferta.

Formação docente e inclusão educacional: (RE) construindo práticas pedagógicas.

A inclusão escolar tem sido assunto discutido em diversas esferas da sociedade, tendo em vista a importância da promoção de todas as crianças à escola como meio de favorecer de maneira democrática o acesso à educação. Embora sabemos que incluir todos os educandos não é tarefa somente do educador, mas, sim, de todos nós que fazemos parte do contexto social em que está inserido essa criança.