Previsualizar a impressão Fechar

Mostrar 2 resultados

descrição arquivística
Rincon, Lucia
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

Desafios e possibilidades ante à qualificação do Técnico Agrícola no Brasil.

O Ensino Agropecuário ministrado no Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres constituiuse no cerne de nossa reflexão, tendo por interrogações os desafios e possibilidades de qualificação decorrente das políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil (EPT) - tendo por referencia decreto 5.154/2004. A problemática que orientou as análises relaciona-se às mudanças de diretrizes na EPT e seus impactos no perfil de formação do técnico agrícola. Objetivamos interpretar e analisar a realidade e as contradições da formação recebida e recorremos ao materialismo histórico-dialético como fundamento. Selecionamos como amostra os egressos no período de dez anos de 1997 a 2007. Constatamos que o curso para os egressos, foi um facilitador para a empregabilidade em diversos segmentos do mercado e para acesso ao ensino superior.

Formação de professores e subjetividades em tempos de produção flexível: identificando trajetórias.

Este artigo apresenta reflexões sobre a formação de professores que, a partir da década de 70 com a Terceira Revolução Industrial e a introdução da produção Flexível, vem convivendo com uma nova conformação material da produção capitalista. A partir do entendimento de que no processo de trabalho as relações estabelecidas resultam de diversas determinações históricas, que são contraditórias e devem ser consideradas no processo como uma sucessão de movimentos, pretende-se compreender as ideias neoliberais marcadas pela prática reflexiva, e como são valorizadas pelos sujeitos, particularmente na profissão de professores\\as. Os procedimentos, as técnicas e os instrumentos foram utilizados com o intuito de apreender a dinâmica do movimento da formação de professores na tentativa de identificação, ao menos preliminar, do não atendimento da expectativa de excelência exigida pelo mercado.