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Estágio Supervisionado
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As contribuições do estágio supervisionado para a formação das discentes do curso de pedagogia: um olhar para os relatórios de estágio.

O objetivo do artigo é identificar, nos relatórios de estágio, as contribuições das atividades desenvolvidas no estágio para a formação dos estudantes do curso de Pedagogia. Dialogouse sobre o estágio e a identidade docente com Calderano, Pimenta, Bolívar e Tardif; e para análise documental com Cellard. Foram analisados os relatórios de três estudantes de uma instituição particular que ainda não tinham experimentado a docência. Planejar e organizar as atividades a serem realizadas e adequá-las ao nível intelectual dos estudantes é um indicativo de formação dessas estagiárias que foram adquirindo autoconfiança e aprendendo com os estudantes. Reconhecer que se aprende com os estudantes é fundamental, pois é na relação com o outro que se ensina e se aprende, que se formam concepções, conceitos, valores, crenças, dentre outros, ou seja, a formação identitária é situada.

Estágio supervisionado e a construção da identidade docente na educação de jovens e adultos.

Os estágios supervisionados possuem relevância nos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil, uma vez que constituem oportunidade de vivências específicas da docência. Essas experiências devem transcender a mera obrigação curricular, assumindo uma função protagonista em meio à formação inicial, principalmente quando o acadêmico já atua na profissão.