O documento apresenta as orientações na produção das emissões do sistema radio educativo e um resumo do capitulo do livro “Planificação e Organização dos programas de alfabetização dos adultos na África”, Peter Du Santoy, também artigo sobre aprendizagem prática através da dramatização.
Trata-se de uma carta enviada à professora Alda Borges Cunha pela Associação brasileira de tecnologia educacional-ABT, citando a leitura do trabalho “Aspectos metodológicos del uso de la radio em la educación de adultos”.
Trata-se do documento confeccionado para o Encontro Latinoamericano sobre o planejamento da Educação destinada aos grupos populares. O documento se encontra em Espanhol.
Apresenta algumas considerações sobre a Educação de Adultos nas décadas de 50 e 60, como ocorreu a implantação da Escola Radiofônica em Natal – Aracajú. É mencionado sobre o Auto-Didatismo e reúne os treinamentos realizados em Goiás.
O documento apresenta a origem do CPC, que surgiu da necessidade de alguns artistas em levar seu trabalho a um público mais popular inserindo-os no contexto.