O livro apresenta sete artigos de pessoas envolvidas em projetos, experiências e movimentos ocorridos na década de 1960, momento em que se começou a criar um espaço de prática política e popular por meio da educação, com importante participação de Paulo Freire, que cria um Método de alfabetização que se espalha pelas regiões brasileiras.
O livro busca mostrar o que tem em comum entre algumas experiências diferentes vivenciadas por quatro brasileiros exilados em Genebra que recusavam a organização social das sociedade capitalistas e propunham formas educativas radicalmente diferentes, como: a dos operários italianos e sua luta política pelo controle da sociedade em que vivem; a das mulheres de Genebra, que descobrem sua própria identidade e lutam pelo reconhecimento de sua especificidade; a do movimento da Guiné-Bissau empenhado em mobilizar a população para a construção de uma nova sociedade.
Trata-se de um complemento com a finalidade de contribuir para o aprofundamento das reflexões provocadas pelo Seminário de Capacitação para Conscientização, realizado em Santiago, no Chile, em maio de 1968. O estudo desse material e o debate sobre as ideias são imprescindíveis para quem deseja aplicar o método de Paulo Freire no processo de conscientização do povo Latino Americano. Trata-se de um material com uma nova concepção de educação, com uma pedagogia própria, capaz de levar o homem em condição de um simples objeto dentro da sociedade, para um lugar de sujeito do processo histórico.