A apostila apresenta a principal função dos membros integrantes de uma Caravana Popular e reúne os dados necessários na realização do trabalho. Traz um capítulo sobre Cultura Popular; MEB e Cultura Popular e Animação Popular.
O documento apresenta um artigo em linhas gerais, o itinerário desenvolvido pelo MEB em seus cinco anos de existência (1961-1965). A divisão do documento é feita pelos seguintes tópicos: Antecedentes; Objetivos do MEB; Pessoal: características, recrutamento, adestramento; Estrutura e organização; Rápida analise da evolução do MEB; Realizações; Perspectivas e nota.
O livro conta a história do MEB por meio do registros de memória de pessoas que dele participaram, são relatos e debates delimitados no tempo que vai de 1961 a 1966, ou seja, os primeiros cinco anos de existência do MEB. O MEB nesse período foi considerado um dos movimentos de educação popular, mais representativos entre os vários movimentos que mobilizaram militantes que acreditavam em uma transformação da sociedade.