O documento é um roteiro para estudo de área que contém; Histórico, Localização e Recursos Naturais, Demografia, Transportes e Comunicações, Atividades Econômicas, Regime de Trabalho, Estrutura da Propriedade, Aspectos Sócio-Culturais.
O documento apresenta os resultados dos últimos estudos conjuntos a respeito de Animação Popular no MEB, que foram realizados no I Seminário Nacional de Animação Popular e no II Encontro Nacional de Coordenares. O documento está dividido nos seguintes tópicos: Levantamento dos questionários enviados aos estados participantes do I seminário nacional de animação popular; conclusões sobre fundamentação da AnPo ; Conclusões sobre experiências de AnPo feitas no Maranhão, em Goiás e Pernambuco; Agendas de treinamento de animadores populares realizados no Maranhão; Conclusões a respeito de animação popular no II encontro nacional de coordenadores.
O livro propõe ser um instrumento de trabalho para o homem rural, adulto e adolescente e pretende levá-los a uma atitude de reflexão e a um sentido de cooperação.
Documento apresenta o sentido comum da música popular, dos problemas puramente individuais para o âmbito geral. O compositor interpreta as causas de muitas das dificuldades com que se debate.
O documento apresenta uma análise da situação atual dos sistemas radiofônicos; estudos para a reestruturação do MEB; e a elaboração de um planejamento dentro das possibilidades reais constatadas no Encontro.
O documento apresenta a proposta da Educação de Base, seus métodos. O programa aborda o sistema de cooperativas e os materiais que serão utilizados para as realizações dos trabalhos.
A apostila apresenta algumas experiências vividas pelo grupo de Caravana, pela equipe do MEB/Maranhão, trabalhos realizados pela equipe do MEB/ Goiás em Animação Popular na forma de Encontros com as comunidades.
A apostila apresenta o Estudo de Área, ou seja, o levantamento da situação e a interpretação das realidades econômicas, social, política, educacional e religiosa de uma determinada área geográfica. Traz a localização que é a segunda fase do trabalho de radicação de Escolas Radiofônicas.