O documento é um roteiro para estudo de área que contém; Histórico, Localização e Recursos Naturais, Demografia, Transportes e Comunicações, Atividades Econômicas, Regime de Trabalho, Estrutura da Propriedade, Aspectos Sócio-Culturais.
O livro propõe ser um instrumento de trabalho para o homem rural, adulto e adolescente e pretende levá-los a uma atitude de reflexão e a um sentido de cooperação.
Documento apresenta o sentido comum da música popular, dos problemas puramente individuais para o âmbito geral. O compositor interpreta as causas de muitas das dificuldades com que se debate.
A apostila apresenta algumas experiências vividas pelo grupo de Caravana, pela equipe do MEB/Maranhão, trabalhos realizados pela equipe do MEB/ Goiás em Animação Popular na forma de Encontros com as comunidades.
A apostila apresenta o Estudo de Área, ou seja, o levantamento da situação e a interpretação das realidades econômicas, social, política, educacional e religiosa de uma determinada área geográfica. Traz a localização que é a segunda fase do trabalho de radicação de Escolas Radiofônicas.
Trata-se de uma apostila com tradução adaptada do Cap. II da primeira parte da publicação Acción Cultural Popular - Seus princípios e meios de ação; considerações Teológicas e Sociológicas, publicado por ACPO, da Colômbia em 1960.
O documento apresenta 8 capítulos referentes a criação do MEB, os convênios com o Ministério da Educação e Cultura com a CNBB, Ministério da Saúde, e com a Comissão do Vale do São Francisco, as funções das Equipes Estaduais e Locais do MEB.
Documento apresenta uma critica referente à educação e está dividido em 5 tópicos : Condicionantes Demográficos; Censo da População Rural e Urbana em 1960 nas regiões Norte , Nordeste, Leste, Sul, Centro-Oeste; Condicionantes Econômicos, Sociais, Culturais.