Apresenta de forma sistemática uma descrição sumária das atividades desenvolvidas pelos sistemas de educação de base do MEB, Dividido em três unidades: Unidades de serviço de preparação, Unidades de serviço de execução, Unidades de avaliação.
O documento está dividido em 2 partes. Na primeira parte trata-se de uma explanação referente ao país Tanganyka da Àfrica em relação aos princípios católicos que estão inseridos ou permeiam a sociedade. Apresenta diferentes formas de Pluralismo na sociedade: ético, cultural, político, social, religioso. Na segunda parte aborda sobre “O Pluralismo e a Igreja”.
O Livro faz uma reflexão dos projetos apresentados ao MEB – Movimento de Educação de Base, no programa de alfabetização, são relatadas experiências que buscam reforçar o que se afirma com relação à abrangência de uma proposta consciente, não só de alfabetização, mas de Educação de Adolescente, Jovens e Adultos.
O documento apresenta dados sobre o analfabetismo no Brasil, traz algumas críticas referentes a educação. A “maneira” da Cultura Popular reúne alguns determinantes como: o espírito que a inspira; o conteúdo à transmitir e os métodos à empregar.
Refere-se a extratos de publicações, relatórios e estudos do Movimento de Educação de Base Nacional. Por ser a segunda parte do documento, traz os capítulos V ao VIII.
O documento trata da entrega do prêmio Reza Pahlevi à secretária do MEB em Paris e, fala do Movimento desde seu início até os fatos ocorridos em 1964, exemplo, o veto da cartilha “Mutirão” 2º livro.