O currículo da EJA do ensino médio: as pesquisas divulgadas entre os anos de 2003 – 2012.
- BR CMV-GO EPT-DSE-022
- Item
- 2014-10
O presente trabalho apresenta o estado da arte, tendo como tema o currículo do Ensino Médio na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos. Buscou-se, a partir de algumas considerações sobre o que dizem as pesquisas acerca desta temática no Brasil, construir um quadro quantitativo desses trabalhos por áreas de conhecimentos. Ressalta-se a divisão desses trabalhos em regiões e estados brasileiros, destacando ainda como tema a ideia de interdisciplinaridade na organização curricular. Tem-se, dessa forma, o mapeamento das teses e dissertações sobre esse tema, depositados no banco de teses da Capes entre 2003 - 2012. Foram computados 46 trabalhos entre dissertações de mestrado acadêmico, dissertações de mestrado profissionalizante e teses de doutoramento. A construção teórica se apoiou em estudos e investigações de autores como Moreira (1995), Soares (2002; 2004), Eugênio (2004) e Oliveira (2012). Foi possível observar que o tema proposto - Currículo do Ensino Médio da EJA – é um tema recorrente nas discussões sobre o processo educacional na EJA, em nosso país.