EJA e planejamento educacional no século XXI.
- BR CMV-GO EPT-DSE-026
- Item
- 2014-10
Eixo 4. Desdobramento da pesquisa de mestrado, este texto tem por objetivo problematizar conceitos relevantes que podem contribuir na análise da prática do planejamento voltado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no limiar do século XXI. Para tanto, fundamenta-se em Barroso (2004); Delvaux (2009); Maroy (2011) e Oliveira (2009; 2011) e utiliza a pesquisa do tipo bibliográfica e documental. Explora os conceitos regulação e ação pública, uma vez que o país tem vivenciado a experiência democrática da Conferência Nacional de Educação (CONAE) em torno da elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020. Tal processo evidencia um caráter profundamente fragmentário em face do regime de acumulação flexível do capital e da emergência de novos atores públicos e privados e, consequentemente, da heterogeneidade de interesses. No cenário globalizado, as estratégias de negociação assumem características de horizontalidade e de uma concepção menos linear e hierarquizada no contexto da formulação das políticas. Esses mecanismos tendem a relativizar e atenuar as tensões. Em que pese o fato de que tal dinâmica ocorra no contexto da correlação de forças hegemônicas capitalistas, o país vivencia uma experiência democrática na ação de planejar a educação não observada, na mesma medida, em outros momentos na história educacional do país.