O multiculturalismo no ensino de arte e seus porquês: o diálogo possível pela estética.
- BR CMV-GO EPT-DCO-037
 - Item
 - 2014-10
 
Este  trabalho  discute  a  concepção  do  ensino  de  Arte  nas  escolas  públicas  no Brasil,  com  ênfase  no  multiculturalismo  e  sua  potencialidade  provocativa  ao  diálogo,  à compreensão  cultural  das  diferenças  e  à  alteridade.  Para  isso,  ponderamos  as  publicações oficiais  que  trataram  do  ensino  da  área:  LDBs  de  1971  e  de  1996;  PCN  –Arte  e  PCN  em Ação.  A  fim  de  analisarmos  as  publicações,  recorremos  a  autores  do  campo  da  Arte: Barbosa  (1998;  2003),  Coli  (1995),  Ferraz  e  Fusari  (1999);  do  multiculturalismo: Gonçalves  e  Silva  (2000),  Paraskeva  (2006);  e  da  hermenêutica  filosófica:  Gadamer (2000).  O  resultado  deste  estudo  mostra  que,  no  ambiente  do  ensino  público,  a  Arte  é concebida  como  possibilidade  de  abertura  ao  multiculturalismo  e  ao  diálogo  intercultural, por meio das estratégias de ensino enunciadas no PCN-Arte.
    
    
  