Mostrar 2 resultados

descrição arquivística
Silva, Glaucia Eunice Goncalves da
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

* Currículo e a formação inicial do professor para Educação Inclusiva * da pessoa com deficiência intelectual na educação básica.

Este trabalho problematiza a inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar. O objetivo é identificar e caracterizar, por meio de pesquisa documental, a formação docente para inclusão da pessoa com deficiência intelectual nos currículos de formação inicial. A pesquisa foi delimitada em uma instituição particular de ensino superior em Barra do Garças/MT e foram analisados os Projetos Pedagógicos de Cursos de licenciatura na perspectiva de entender como se dá a preparação dos professores para o atendimento ao aluno com deficiência intelectual na educação básica.

Atendimento educacional especializado e tecnologias da informação e comunicação: implicações nas práticas inclusivas da pessoa com deficiência intelectual.

Este trabalho problematiza as práticas inclusivas a partir do funcionamento das salas de recurso multifuncional e os dispositivos digitais disponíveis nestes espaços pedagógicos voltados pra a inclusão da pessoa com deficiência intelectual na rede municipal de ensino de Várzea Grande-MT. A metodologia abordada baseou-se em numa perspectiva qualitativa e a coleta de dados realizou-se através de análise documental. O estudo baseou-se em documento disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande e Ministério da Educação. A análise demonstrou que a inclusão das pessoas com deficiência intelectual é uma prática em movimento que exige tensionamentos constantes na construção e efetivação de políticas inclusivas.