Mostrar 2 resultados

descrição arquivística
Rodrigues, Silvia Adriana
Previsualizar a impressão Hierarchy Ver:

Um cenário da sociologia da infância no Brasil: as produções apresentadas no GT-7 (educação da criança de 0 a 6 anos) da ANPED de 1998 a 2013.

O presente texto apresenta uma leitura do cenário científico brasileiro no que se refere às produções que utilizam como referencial os pressupostos da Sociologia da Infância. Deste modo, com o objetivo de realizar um mapeamento dos trabalhos realizados com uma abordagem que privilegia olhares, falas, gestos e expressões da(s) crianças, a investigação tem caráter qualitativo e se configura em um estudo bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, tendo como material de análise os trabalhos publicados nos anais das reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), especificamente no GT -7 (Educação de crianças de 0 a 6 anos) no período compreendido entre os anos de 1998 e 2013. Assim, o mapeamento bibliográfico no portal eletrônico indicado resultou na seleção final de 40 artigos, os quais estão em processo de análise.

A concepção de criança de estudantes de cursos de pedagogia.

O presente texto apresenta um recorte da investigação em andamento, que objetiva identificar e analisar de forma comparativa como se desenvolve a aprendizagem profissional da docência em instituições de ensino superior. Assim, apresenta dados acerca da percepção e expectativas dos estudantes referentes à criança que gostariam de trabalhar no futuro exercício da docência. A pesquisa, de abordagem qualitativa, caráter longitudinal e comparativo, tem como sujeitos estudantes matriculados em instituições de ensino superior de distintas regiões brasileiras (UNESP/P. Prudente-SP e UFMS/Corumbá-MS). Os dados trazidos são frutos das primeiras fases da pesquisa, obtidos com uso de questionário nos anos letivos de 2011 e 2013. Na análise das informações constatamos que a noção de criança presente no imaginário dos estudantes pouco se altera de forma positiva com a vivência nos cursos de formação.